O melhor formato para você realizar seu trabalho de vendas é fazer as tarefas em lote.
- Ligações
- E-mails
- Arrumação de listas
- Agenda e planejamento
Ligações
Você começa de manhã e separa digamos, 2 horas inteiras, sem interrupção para falar ao telefone. Se precisar escrever algo, faça-o em uma pedaço de papel. Depois você digita no seu CRM.
Durante esse período você deve ficar restrito exclusivamente para abordar o seu mercado. Todas as outras tarefas são terminantemente proibidas.
E-mails
Durante esse período você envia os e-mails de apresentação e follows. Procure usar seus templates adaptando aqui e acolá para se fazer mais pertinente e personalizado. Use esse período para disparar todos os e-mails planejados e combinados com os seus prospects e leads.
Arrumação de lista
Com grande probabilidade uma boa parte da sua lista de prospecção está com os números errados. Você usa esse período do dia para corrigir esses dados, buscar os números corretos e atualizar sua lista de prospecção.
Agenda e planejamento
Com sua interação com o mercado, muitas oportunidades surgirão e você terá que se dedicar à conversão dos leads gerados na prospecção. Esse naco do seu tempo, que começará pequeno, provavelmente vai assumir toda a sua agenda. Quanto mais você prospecta, maiores as chances de negócios. E esses somente acontecem quando você tem um robusto processo de triagem dos seus leads. É onde entra seu planejamento: O que você fará e para quem.
Bem, essa é a grade de atividades para você gerar mais negócios para sua empresa.
Quando a colocar em prática, seguramente aparecerão centenas de ofensores para bagunçar seu planejamento.
Exemplos:
- Prospects que retornam e que demandam pela sua atenção imediata.
- Interrupções internas de toda natureza.
- Entradas randômicas de assuntos no seu e-mail, whatsapp, redes sociais etc.
- Distrações como notícias em geral, interrupções de colegas e familiares.
- E por aí vai.
O mundo não é perfeito. O importante é você ter consciência de que essas interrupções vão bater diretamente no seu resultado. Aos poucos você minimiza ao máximo possível esses ofensores e se dedica com foco na sua agenda.
Boas práticas
1. Deixe os blocos de tarefas agendadas no seu calendário. Bloqueie o tempo para os 4 lotes de atividades e proteja esses compromissos como se fossem sagrados.
2. Avise todas as pessoas do seus raios de influência mais próximos, como familiares e colegas de trabalho que seguramente seus retornos poderão demorar um pouco mais para acontecer, por conta do trabalho que assumiu que não poderá ser interrompido, principalmente durante as ligações.
3. Cuide da sua disciplina mental. Coloque guardas armados na porta da sua fortaleza para evitar a intrusão de distrações improdutivas.
4. Tire um tempo para espairecer e ficar longe do trabalho, uma vez por semana. É fundamental recarregar a sua bateria mental.
5. Meça seus resultados e atribua novas metas para a próxima semana, adaptando-se às respostas de mercado. Por exemplo, se determinada semana você gerou 6 reuniões presenciais, haverá seguramente menos energia/tempo para fazer a prospecção. Então reduza o volume dessa atividade na semana em questão.
Trabalhar em bloco trará os melhores resultados, em termos de incursão ao mercado, no menores espaço de tempo e gasto de energia possíveis.