Prospecção. Está com medo?

Faça assim mesmo.

Quando se planeja uma campanha comercial, são originadas uma série de tarefas, muitas delas desconfortáveis.

Seja por conta dos volumes solicitados, seja para características da função de abordar e fazer ofertas, essas funções causam muito desconforto para uma boa parte dos executivos comerciais.

Vejo muitos executivos receosos de expor suas ofertas no mercado. Outros com medo e até pavor.

O que está por trás desse receio chama-se rejeição.

Mais de 95% das pessoas abordadas friamente com uma oferta qualquer, terão uma postura de negação.

Essa negação vem de forma educada (liga mais tarde, envia um e-mail de apresentação etc) ou pode vir de forma ríspida (Não interessa!).

As negativas, na maioria das vezes, são tomadas como algo pessoal. Mas todos sabemos que não o é.

Racionalmente sabemos que o problema não está conosco, mas emocionalmente sentimo-nos destroçados depois de um “chega pra lá”.

Para lidar com isso, é preciso ter a consciência que a rejeição é com sua oferta, que não passa de uma simples aproximação de cuunho profissional. Nada tem de pessoal nessa história.

Assim que você receber uma objeção ou mesmo um comentário descabido, não reaja.

Ancore, nos primeiros segundos, na sua crença que essa é uma opinião alheia e não reaja, nem entre em debate.

Se você entrar em discussão, liberará adrenalina, depois corticóides e entrará em stress. Não se ganha discussões com prospects. Você, por mais que tente, não irá convencer uma pessoa resistente ou reticente.

Então não reaja. Simplesmente agradeça pelo tempo da pessoa, se despeça e vá para o próximo.

Ao vencer essa barreira, as portas do mercado se abrirão para você, pois esse é um jogo de números: é necessáruo ouvir nove “nãos” para receber um “sim”.

Algumas empresas vão querer ouvir melhor sua oferta, outras vão rejeitá-la. É normal. Agora, não expor sua oferta ao mercado, por receio das rejeições, é ter o “não” de todos.

Prospecte.

Quando eu era adolecente, lembro de um colega de classe que não era nada bonito, mas namorava as mais lindas garotas do bairro. Todos ficavam intrigados.

O segredo dele: dava em cima em todas, seja na escola, nos bailinhos ou nas turminhas de rua. Ele tinha vencido o medo de levar foras.

O único problema deste prospector nato era que sempre havia uma garota mais bonita 🙂

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Stavros

CEO da PaP - Especialista em prospecção B2B

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