Meta (do grego antigo μετα (metà)
Prefixo: Elemento que indica algo posterior (metaplasia). Indicação de mudança (metamorfose). Indicação do que transcende, vai além de outra coisa (metafísica).
Metaprofissional é a pessoa que exerce seu trabalho acima das suas responsabilidades, carga horária e dispêndio energético.
Metaprofissional é aquela pessoa que faz do trabalho o pilar principal de sua vida.
O que incentiva um metaprofissional não é o dinheiro.
Se a pessoa tira 100 mil por ano ou se tira 1 milhão por ano, sua qualidade de vida não se altera.
Então por que trabalhar 14 horas por dia, sete dias por semana?
Algumas pessoas fazem isso.
É um grupo de pessoas hiper competitivas, obcecadas em atingir seus objetivos profissionais. O resto ficará, em segundo plano.
É difícil conviver com eles, pois são tão obcecados com seus objetivos, que é muito difícil, para quem os cerca, lidar com suas prioridades no dia a dia.
Muitos metaprofissionais não possuem vínculos com seus familiares. Pagam um enorme preço pela sua escolha: O isolamento emocional. Não há afeto e sim, solidão, serena, enquanto que pesada.
Na sua obsessão em galgar os degraus rumo aos seus objetivos, seguem como que anestesiados e a falta de afeto vai endurecendo ainda mais sua visão do mundo.
Mas eles são bons no que fazem e parte disso é porque são inteligentes, disciplinados e trabalham duro, o tempo todo.
Sim, os metaprofissionais trabalham incessantemente. A vida dentro do ofício.
No fundo, lá no fundo, são pessoas amargas, solitárias, mas trilham esse caminho e que de tão caro, de tão custoso, não cogitam a possibilidade de mudar.
Sim, são essas as pessoas que comandam as coisas.
Geralmente, não são pessoas cooperativas. Se você for uma pessoa que coopera com todos e aceita tudo de todos, não conseguirá liderar um time.
Você quer liderar? Ok, não espere ser amado.
Se você é um líder que entrega resultados e extrai o máximo dos seus recursos, inclusive humanos, a probabilidade de que gostem de você é bem baixa.
Não é fácil ser. Poucos entendem.
Para um metaprofissional, as dinâmicas interpessoais são engrenagens de uma máquina.
Não é uma escolha, mas uma sina.