“No-show” é quando alguém combina um encontro, um call, uma videoconferência e não comparece.
Exemplos de no-show nos negócios:
Você agendou uma reunião para segunda feira às 14hs. Segunda feira, às 13:30hs (meia hora antes) te ligam avisando que houve um imprevisto e a reunião terá que ser reagendada. Esse cancelamento entra com um no-show no seu pipeline.
Você agenda uma videoconferência para quarta-feira às 11hs e fica esperando a pessoa entrar na sala virtual e ninguém aparece, nem dá satisfação. Esse é outro no-show.
Um call está agendado para hoje à tarde. A pessoa ficou de te ligar. E não o faz. Outro no-show.
No-shows são muito comuns nos negócios e o prejuízo que deixam é considerável.
Primeiro, no relacionamento. A pessoa que não aparece está desrespeitando o tempo do outro que reservou na agenda um naco do seu tempo para dar atenção a esse encontro.
Segundo, de tempo. Preparar-se para uma reunião e o deslocamento físico quando se trata de reuniões presenciais, pode te levar um pedaço considerável da sua energia e do tempo disponível para produzir no dia.
Quem já não chegou para uma reunião e foi informado que o diretor X teve um imprevisto mas que o assistente Y vai atender? Um desrespeito. Isso sem falar da irritação.
Bem, tudo isso faz parte.
Para reduzir o no-show proceda com o seguinte:
- Três dias antes da reunião: E-mail confirmando data e horário e pedindo OK.
- Um dia antes da reunião: Ligação telefônica e/ou Whatsapp com o seguinte: “Fulano, amanhã às 10hs teremos nossa reunião/call/videoconferência, tudo certo?”
Pode parecer um pouco demais mas te garanto que esse procedimento duplo de confirmação é melhor do que você dar de cara com o vácuo.
Ninguém vai ficar chateado com você pelo simples fato de mostrar claramente que tem respeito pelo seu tempo e pelo tempo dos outros.
Agora, amigo, se você conhece pessoas que frequentemente marcam e desmarcam em cima da hora, então saiba que o mercado não perdoa esse e outros procedimentos.
Não será uma reunião desmarcada que fará alguma diferença no mercado, mas fará na cabeça dessas pessoas. O desrespeito pelo tempo do outro é um ônus que se acumula e depois vem cobrado com juros e correção e multa.
Acredite nisso.
E se você precisa desmarcar, o que é natural ocorrer, avise com pelo menos 24 horas de antecedência, ideal ser de 48 hs. Aí não tem problema nenhum.
De toda forma, o no-show faz parte dos negócios e podemos reduzir sua incidência adotando o procedimento duplo de confirmação.
Aqui as estatísticas apontam para 12% de reuniões canceladas e 7% de no-show (era 15% antes da dupla confirmação).