Pergunta: “Em 30 segundos, como você convenceria uma empresa ou uma pessoa física a patrocinar sua causa?”
Muitas ONGs e OCIPs nascem com firme propósito mas esbarram na interna burocracia e critérios pouco pragmáticos das empresas para liberação de recursos. Por outro lado, o canal dos mantenedores pessoa física precisa de gestão e estruturas caras para poder ser massificado e gerido. A PaP pode ajudar em algumas frentes.
ONGs – Modelo de Negócio (genérico)
Veja abaixo, o modelo de negócio genérico de uma ONG/OCIP com algumas possibilidades de atuação da PaP, marcadas com os círculos em azul.
- Como podemos sistematizar a captação de recursos, dentro dos custos permissíveis?
- Qual é o melhor modelo de relacionamento com a base de mantenedores atuais para garantir a sua fidelidade?
- Como utilizar os meios digitais para captação direta da pessoa física ? Qual a melhor segmentação de prospects a serem mantenedores?
Primeiro, algumas coisas qua a PaP poderá auxiliar na atividade de captação de mantenedores:
- Elaborar o material de marketing, as listas e prospectar.
- Criar projetos de visibilidade para os mantenedores PJ.
- Implementar mecânicas de engajamento de prospects a se tornarem mantenedores.
- Captar parcerias estartégicas de insumos importantes: mídias, mailing, rede de descontos etc, sem reciprocidade financeira.
Segundo, o relacionamento com os mantenedores. Aqui o importante é estreitar, passando conteúdo referente às atividades da ONG, com frequência tal qual mantenha sempre em mente as atividades e a importância do mantenedor continura patrocinando.
- Estreitar, consolidar e otimizar os canais de relacionamento de mantenedores.
- Gerar conteúdo de valor e distribuir. Medir audiência e calibrar.
- Segmentar a base em função da atividade, mantenedores ativos, inativos, prospects etc e adequar a comunicação em conformidade.
Terceiro, podemos criar uma ambiente de relacionamento exclusivo para os seus mantenedores que contenha:
- Acesso logado para conteúdo exclusivo da ONG
- Conteúdo: artigos, news-you-can-use, blog etc referente à Instituição.
- Acesso controlado ao conteúdo, conforme status do mantenedor.
- Programa de fidelidade: regulamento, extrato, prêmios etc para os mantenedores mais assíduos.
- Parceiros e rede de vantagens para atrair novos mantenedores.
Quarto, uma segmentação dinâmica dos mantenedores, conforme perfil social:
- Atividades nas Redes Sociais
- Engajamento com a causa
- Mantenedores replicadores 9ajudam a trazer novos mantenedores)
- Programas de captação, conforme perfil e propensão a se tornar mantenedor.
- Atividades Principais: As atividades necessárias para executar um modelo de negócio da empresa.
- Recursos Principais: Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente.
- Parcerias Principais: As alianças de negócios que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.
- Proposta de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Uma proposição de valor é uma visão geral dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico. Descreve a forma como a empresa se diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra.
- Segmentos de clientes: O público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.
- Canais: São os meios pelos quais uma empresa se relaciona com os clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de captação de uma empresa.
- Relacionamento com o Cliente: Qual é o tipo de realacionamento com cada segmento de clientes e o processo de gestão de relacionamento com o cliente, chamado de customer relationship management (CRM).
- Custos: As despesas monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios para prover o valor prometido ao cliente.
- Fontes de receita: A forma como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Rendimentos de uma empresa.