Quando vemos nos outros uma atitude inspiradora que espelha os nossos valores, tendemos a fortalecer nossas crenças positivas, uma vez que vivenciamos esses mesmos valores nos outros.
Heróis anônimos são aqueles que materializam, dia sim outro também, o que é o correto, o que é o certo, não para si, mas para o seu entorno.
Sua excepcionalidade não está em grandes feitos midiáticos, mas no tecer contínuo, quase silencioso, consistente de atitudes de exemplo, pavimentando um ambiente profícuo para todos que estão em seu raio de ação.
Diferente dos heróis clássicos que são guiados por ideais nobres, altruístas e que realizam façanhas extraordinárias, os heróis anônimos são guiados por sua ética, por sua moral e lutam diuturnamente, contra si mesmos e a natureza leniente que todos seres humanos possuem, para agregar valor para o mundo que os cerca.
E quando nos deparamos com essas pessoas, a tendência é que sua atitude fortaleça a nossa melhor atitude.
A mãe que luta para realmente educar seus filhos para a sociedade, o pai que trabalha uma vida para prover o que não foi a ele provido, o médico que trabalha em tempo extra na periferia, o funcionário público que atua para servir com excelência, o empresário que investe, emprega e trabalha para essas famílias, o gari que anda mais 30 metros para catar um pedaço de papel, o estudante que melhora a sala de aula, o professor que não mede esforços para elevar o patamar dos menos capacitados, o cientista que insiste na busca da cura, o artista que se entrega, o executivo que melhora o departamento ao lado e assim por diante.
O heroísmo anônimo está o seu lado, está em você.
O que isso tem a ver com vendas corporativas?
Na nossa caminhada, diferente de outras profissões, a gente lida com pessoas desconhecidas que trabalham para suas empresas, assim como nós.
Você irá se deparar com egoístas, psicopatas sociais e alguns desonestos. Mas essa não é a maioria. Pelo contrário, são exceções.
Você irá se deparar com pessoas que lutam dia e noite para agregar valor, cada um no seu quinhão. E alguns são verdadeiros heróis anônimos.
Para com esses, sua postura não irá mudar. Você quer vender para todos que precisam das suas soluções. Mas você perceberá que eles trabalharão a favor da melhor sinergia, ou seja, irão viabilizar o melhor ambiente negocial e depois para a relação fornecedor/cliente.
Não falo aqui de relacionamento pessoal e sim de um “design” que seja o melhor para a relação entre as empresas. Você sentirá que o viés é de longevidade saudável.
Sei que pode parecer altruísmo ou mesmo ingenuidade, mas 30 anos de trabalho com vendas corporativas, me mostraram que sim, há muitas pessoas, empresas e relacionamentos que vale a pena construir e nos inspiram cada vez mais.
Os heróis anônimos são os servidores do bem. E isso todos nós somos capazes de sentir.