TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode causar distração, hiperatividade, agitação mental e impulsividade. Outros sintomas são esquecimentos, desorganização, adiamento crônico, dificuldades em planejamento e execução.
Há um crescimento generalizado de TDAH e uma correlação com o acesso às redes sociais.
O acesso às redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp, Youtube, Snapchat etc), está aumentando ano a ano de forma galopante.
Isso se deve a dois fatores:
- Aumento do número de pessoas que têm smartphones e
- Hábito viciante.
Apesar de conscientes, os usuários parecem assolados pelo torpor das endorfinas a cada refresh da telinha.
Pesquisas
Em recentes pesquisas os jovens reconhecem os impactos das redes sociais em outras atividades do dia a dia: 72% dizem acreditar que as empresas de tecnologia manipulam os usuários para que fiquem mais tempo em seus dispositivos, 57% concordam que o uso os distrai quando deveriam estar fazendo a lição de casa e 54% se dizem distraídos quando deveriam estar prestando atenção às pessoas que estão com eles.
O problema não afeta somente os jovens: 33% dizem que gostariam que seus pais passassem menos tempo com seus telefones celulares.
E onde está o maior problema para nós, que precisamos interagir com públicos frios a fim de vender as nossas coisas?
O problema está no fato que precisamos da melhor atenção das pessoas para passar a oferta e a proposição de valor da nossas soluções.
E quando essa atenção é prejudicada, por conta de excessivas distrações, não conseguimos passar com a qualidade necessária, os benefícios propostos que queremos oferecer, seja na comunicação oral, seja na escrita.
Temos mais um agravante: A retenção das informações. Por conta do excesso de estímulos visuais e superficialidade dos inputs, a concentração é prejudicada e a retenção (memória) é mínima.
Então vamos ao que fazer para nos tornarmos mais relevantes na comunicação em um quadro onde a atenção está prejudicada:
1. Especificidade
Quanto mais específica a oferta melhor. Incluir dados, datas, números e demonstrar que sua proposição é feita especificamente para o seu prospect. Platitudes e generalidades, pelo contrário, irão agravar o problema de falta de retenção daquilo que queremos passar.
2. Pertinência
A oferta é pertinente em termos de abrangência e relevância? Imagine que você tenha chance de falar com 50 pessoas do seu mercado. O que você diria para que, pelo menos, duas ou três pessoas quisessem tomar um café com você para saber mais?
Verifique se sua comunicação atinge em cheio um desafio importante do seu público e coloque-se no lugar dele: Qual é a promessa que resolve esse desafio?
3. Volume
É a quantidade de empresas abordadas consistentemente. Falamos aqui entre 150 e 500 empresas novas abordadas todos os meses. Sei que é um desafio ser específico, pertinente e ainda trabalhar em volume.
Por isso você precisa contar com processos racionais de alta produtividade e não apostar em vetores como insistência, relacionamento pessoal e nome (notoriedade de marca).
4. Consistência
Vender é uma função de longo prazo. É mais para maratonistas do que para velocistas. Você precisará de meses de trabalho consistente para ver o ponteiro de mexer.
O lado bom dessa história é que com a montagem dos seus ativos, eles trabalharão para você, deixando apenas as principais tarefas nas suas mãos. Por consistência quero dizer: fazer todos os dias a mesma rotina de ações que levem você a interagir com o seu mercado.
5. Variedade
Aqui tratamos de alternar canais (online e offline), produtos e mensagens junto aos seus mercados. Claro que se você pegar uma onda boa, vá nela. Mas é necessário não estagnar e sempre ter um olhar para melhorias de produto. Com a forte interação com o mercado, esse aprendizado (em termos de melhorias) acontece de forma natural.
Canais: Telefone, e-mail, Linkedin, Artigos, Vídeos etc. Misture os formatos e os canais que entregam sua proposição de valor.
Produtos: Benefícios adicionais, formatos de entrega, preços e formas de pagamento etc. Teste novas modalidades e submeta ao mercado para um veredito.
Hoje, a briga é pela atenção qualitativa das pessoas.
Fontes:
https://dda-deficitdeatencao.com.br/tdah-deficit-de-atencao.html
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/28/ciencia/1511866352_407799.html