Talvez a dica que irá ter o maior impacto nos seus negócios seja essa:
Retorne imediatamente para quem procura sua empresa.
- Entrou um e-mail com uma empresa interessada? Responda imediatamente.
- Alguém deixou um recado no telefone da empresa? Responda o mais rapidamente possível.
- Uma pessoa preencheu o formulário de contato do seu site? Pegue no telefone e ligue para essa pessoa.
- Um contato no Linkedin enviou uma mensagem solicitando uma conversa? Retorne em alguns segundos.
Priorize seu mercado à frente de todas as outras atividades.
Sei que você não está de pernas para o ar esperando os leads entrarem. Imagino que seu dia seja muito atribulado. O cobertor sempre curto. Muitas tarefas, pouco tempo. Sei disso.
Agora, quer crescer? Quer vender mais? Quer mais clientes?
Sim? Priorize seu mercado. E essas pessoas que te procuram representam seu mercado.
Agora a segunda dica que irá multiplicar por dois a sua conversão:
Tenha prontos:
- Um e-mail de apresentação com os benefícios e ofertas de negócios para os seus leads e
- Uma proposta adaptável em função do que você coletar na primeira conversa.
Capriche ao máximo nesses dois documentos. Prepare, olhe, deixe dois dias e olhe novamente. Dê as pinceladas finais e tenha-os à mão para uso imediato, inclusive no seu smartphone.
Assim que você retornar para o lead e verificar que há encaixe, envie imediatamente o e-mail de apresentação para registrar seu entregável e se for o caso envie a proposta, caso seu lead a peça.
Tudo rápido.
Vamos empreender um ritmo 4x mais acelerado em seus processos de conversão. Isso vai dobrar seu faturamento em 6 meses. Acredite em mim. Teste e me cobre.
Sei que não é algo fácil, mas você tem que dar uma chance e testar.
Vou te contar o que vejo em muitas empresas que presto consultoria:
Investimentos em anúncios e prospecção que geram uma profusão de leads mas há um claro desalinhamento com a estrutura de conversão que na maioria das vezes é letárgica.
Ou seja, os vendedores recebem os leads de bandeja mas não demonstram o apetite e a garra necessários para fazer virar.
Talvez pelo fato dos leads entrarem em grande volume, a tendência é de um trato leniente.
Um grande erro.
De ponta a ponta na sua operação comercial, o pessoal tem que mostrar uma agressividade, um apetite para colocar o cliente para dentro.
E a velocidade das etapas de conversão, como primeiro retorno, emissão de propostas, agendamento de reuniões, abertura de canais, tempos de retorno, todos influenciam no resultado da conversão.
Vejo equipes lentas, vejo equipes burocráticas e com baixo apetite por negócios.
A postura deve mudar imediatamente.
O mercado não liga se quem está retornando é o dono da empresa ou um assistente. O mercado liga para assertividade do retorno, ou seja, em quanto tempo e com que qualidade.
Sua nova regra interna: Retornar aos leads em até 5 minutos da sua entrada.
- Você está na academia? Pare a esteira e retorne.
- Você no cabelereiro? Peça licença às manicures e dê o retorno.
- Você está no cinema, no meio do filme? Ok.. Assim que acabar, retorne ao lead.
- É Sábado? Normal. Retorne normalmente.
- É Domingo? Ok, aqui temos uma exceção. Retorne no primeiro horário de segunda.
- Você está assistindo o jogo do São Paulo?!! Ok, espere o jogo terminar e retorne.
Falando sério de novo: Retorne o quanto antes!
Prioridade zero: Responder o mais rapidamente, quando o mercado te chama.
Isso dobrará seu faturamento antes de um ano.