Português claro e reto sobre dúvidas que você possa ter na captação de clientes corporativos.
Posso usar o WhatsApp para contactar prospects?
Não. Salvo se eles (prospects) iniciarem a conversa através deste canal.
É difícil contatar as empresas, né?
Sim. É. Poucos conseguem atravessar a zona de desconforto que é ligar, enviar e-mail, ligar de novo, esperar ser transferido de ramal, enviar e-mail, aguardar…
Não existe um jeito mais fácil de conseguir clientes, a não ser através da prospecção?
Para conseguir clientes bons (que têm faturas grandes, pagam em dia e não enchem muito o saco, até pelo contrário), por ora é no corpo a corpo mesmo, rompendo barreiras, ou seja, prospectando.
E para conseguir clientes com perfil de pequenas empresas?
Prospectando também. Mas aí você pensar em algumas campanhas de geração de leads através do Facebook Ads e Google Adwords.
É fácil aprender a fazer campanhas de geração de leads?
Não. Mas se você, como qualquer outra coisa, quiser aprender, conseguirá.
O que é um lead?
Uma pessoa que mostrou manifestado interesse em conhecer mais o que você quer vender.
Por que a maioria das empresas não prospecta com bons resultados?
Por três motivos:
1. Não há processos.
2. Os líderes se acham acima da função de prospectar e relegam a função a vendedores sem aparelhá-los para executar a função e portanto com mínimas chances de sucesso.
3. Não há estratégia de produto de entrada.
Porque a prospecção, para quem a faz, é abandonada?
Porque as mesmas pessoas que prospectam são aquelas que têm que viabilizar a conversão e depois o atendimento pós-vendas. Pouquíssimas empresas hoje no Brasil contam com estruturas separadas. Essa é a nossa realidade, cobertor curto.
Qual é o melhor CRM para auxiliar na prospecção?
Papel A4 e caneta Bic, no começo. Depois você monta uma planilha e depois você sofistica para um software dedicado.
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Nesse exato momento que você está lendo esse texto há empresas querendo contratar os seus serviços e comprar os seus produtos.